Como a tecnologia ajuda no Mercado Imobiliário?
As novas tecnologias geram muitos resultados. Com elas, é possível vistoriar Imóveis, Digitalizar Relatórios, fechar negócios, divulgar serviços e atualizar dados em qualquer hora e lugar, bastando apenas alguns toques ou cliques.
Aquelas horas em que corretores e vistoriadores perdem dentro do carro durante um engarrafamento ou  aguardando por uma visita passam a ser momentos de baixa produtividade. Com as novas ferramentas e aplicativos, os processos da empresa são otimizados e os clientes passam a receber respostas mais rápidas, aumentando, assim, as vendas.
Com as ferramentas tecnológicas, o contato entre gestores, clientes, parceiros e funcionários não é mais limitado por barreiras geográficas, já que todos podem estar em constante interação a qualquer hora e lugar por meio de desktops ou dispositivos móveis. Listamos abaixo seis delas:
01. WhatsApp: este aplicativo de mensagens é um ótimo recurso para a empresa tirar dúvidas de seus clientes, enviar-lhes fotos e vídeos do imóvel e manter contato para agendar visitas;
02. Skype: uma ferramenta incrível de comunicação que pode evitar gastos com viagens e maximizar o tempo da equipe. Entre as suas principais funcionalidades, destaca-se a chamada por vídeos, que pode ser usada para fazer reuniões em grupo com clientes para apresentar-lhes imóveis ou com funcionários para promover treinamentos;
03. Facebook: um importante canal para a organização interagir com o seu público. Nele, podem ser postadas publicações diárias, notícias do mercado, informes, datas comemorativas e banners para a divulgação de imóveis. Essa rede social gera ótimos resultados, que vão desde a captação de novos contatos até a fidelização de clientes;
04. Slack: este aplicativo unifica todos os serviços de comunicação interna de uma empresa, tais como e-mail, mensagens promptâneas e armazenamento, além de muitos outros;
05. Dropbox: é um serviço gratuito que oferece o armazenamento de arquivos na cloud computing, como fotos, vídeos e documentos dos imóveis. Com ele, pode-se criar pastas com esses arquivos, que podem ser compartilhados e acessados remotamente por toda a equipe;
06. Trello: um organizador de tarefas bastante dinâmico e funcional. Ele oferece full controle sobre as atividades da empresa, que podem ser divididas em quadros, tornando a visualização, acompanhamento e a atualização delas muito mais fácil.
As tecnologias projetadas para o nicho imobiliário
Muitos setores do mercado já são, há muito tempo, agraciados pelas tecnologias projetadas, que atendem seus maiores desejos e necessidades. E o nicho imobiliário é um deles. Hoje, muitas empresas já utilizam ferramentas específicas para atrair e fidelizar clientes, bem como para aumentar a produtividade de sua equipe.
Realidade aumentada: esta é definida como a sobreposição de objetos virtuais em 3D, que permitem a visualização do empreendimento em tamanho serious, mesmo sem ter um único tijolo assentado no terreno. Mas para dar vida à realidade aumentada, a empresa precisa instalar uma sinalização no regional, que costuma ser um código second. Por meio de um aplicativo, os clientes podem ver na tela de seus smartphones e tablets como ficará o empreendimento, bastando apenas que apontem a câmera do dispositivo para a marcação;
2. Tour Virtual 360º: é uma ferramenta que oferece ao usuário a possibilidade de percorrer todo o imóvel num único ambiente interativo. Ao invés de visualizar algo pré-definido, como um vídeo ou fotografia, ele consegue conhecer a extensão do imóvel, da esquerda para a direta e de cima para baixo. E ao ser integrada com o Google Maps, ela também oferece um passeio pela planta baixa ou a visualização no mapa com a localização do imóvel.
3. Applications para corretores e vistoriadores: foram criados com base nas demandas do mercado imobiliário e nas potencialidades dos dispositivos móveis, visando preservar o tempo e facilitar as atividades desempenhadas por estes profissionais e aumentar a sua produtividade. Com eles, os processos de vistoria, locação e venda de imóveis de tornam-se mais ágeis e organizados, otimizando assim o tempo de ocupação e desocupação dos empreendimentos das imobiliárias. Além disso, os aplicativos de vistoria evitam a geração de conflitos por meio da entrega de relatórios completos e da redução dos processos como um todo. No caso dos aplicativos para corretores, todo o portfolio da imobiliária fica na palma das mãos, o que proporciona um melhor atendimento aos clientes.
Para garantir o êxito na implantação da nova ferramenta na empresa, o gerente deve promover treinamentos específicos para capacitar a sua equipe. Os conteúdos ministrados num programa de capacitação devem estar associados ao uso das inovações tecnológicas e aplicações móveis e suas potencialidades nas atividades imobiliárias, que devem ser usadas e exploradas corretamente pelos funcionários para que haja uma elevação de sua produtividade.
Os programas também deve oferecer um apoio antes, durante e depois do treinamento, para que todas as dúvidas relacionadas ao funcionamento da ferramenta sejam sanadas. Caso contrário, a falta de conhecimento pode acarretar o seu mau uso, que resulta num menor desempenho das atividades que a equipe executa, maior número de problemas e prejuízos diversos para a organização.